sábado, 10 de julho de 2010
 
Atualmente, existe um projeto de extensão coordenado pela professora do Departamento de Biologia da UEPB, Ana Paula Lacchia*: “SOS Animais – a UEPB no rumo certo” que na realidade engloba dois projetos de extensão que foram aprovados e estão em andamento na Pro Reitoria de Extensão e Assunto Comunitário, a saber: “Educação Humanitária em Bem-Estar Animal: Uma experiência nas escolas de Campina Grande” e “Controle Populacional e Conscientização da comunidade sobre o abandono e maus-tratos de animais domésticos”. O primeiro projeto visa a difusão da educação humanitária, especificamente na educação humanitária em bem-estar animal nas escolas da prefeitura de Campina Grande com o desenvolvimento de um projeto piloto, que se bem sucedido, pode ser repassado a mais escolas da rede municipal.
O segundo projeto visa à conscientização sobre o abandono e maus-tratos de animais domésticos da comunidade universitária, bem como das comunidades próximas á instituição. Para este fim estão sendo realizadas feiras de doação de animais abandonados no campus, tendas com material informativo e outras atividades, além do cadastro e levantamento de animais abandonados no campus, que posteriormente serão vacinados, identificados e castrados. Alguns animais já foram recolhidos e adotados na Feira de Adoção de Animais da UEPB, que ocorreu em junho do corrente ano. Os alunos do projeto ainda participaram de atividades de voluntariado junto a uma ONG de Campina Grande.
Segundo a professora Ana Paula Lacchia*, para a plena execução do projeto, há ajuda de cooperativas, clínicas e veterinários, que visam ao bem-estar do animal, incluindo a adoção e tratamento, nunca a eutanásia. Muitos destes locais não podem nem sequer ser divulgados porque acaba virando um “depósito” de animais abandonados. “Em vez de prestar ajuda, as pessoas acabam indo lá somente para deixar o animal” afirmou a professora Ana Paula Lacchia. Para quem não puder ou quiser adotar um animal, há a possibilidade de apadrinhamento, que consiste na doação de dinheiro, alimento ou medicamento. 
Para quem desejar adotar, depois de escolher o seu animal, o interessado deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de preencher alguns formulários. Em seguida, deverá agendar a visita de um dos participantes do projeto e fazer uma entrevista, para só então receber seu animalzinho em casa. Todas as atividades visam à conscientização da comunidade de nosso município sobre a dura realidade dos maus-tratos e abandono de animais que ocorre em Campina Grande.
Outras informações sobre o projeto e a Feira de Adoção de Cães e Gatos podem ser obtidas por meio dos telefones: 
(83) 8891-1606 / 9939-7528 / 8870-1153.

* LACHIA, A.P. (Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) Comunicação pessoal, 2010

Visita de alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba- Campus I ao Abrigo de animais de Campina Grande - PB

0 comentários:

Arquivo

Seguidores